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  • Tatiane de Lima

Ansioso? Veja estes exercícios para relaxar a mente!




Quantas vezes teu dia acaba com a sensação de cansaço em cada um dos ossos do teu corpo? E a sensação de exaustão se repete, dia após dia, mesmo após períodos de descanso, como as férias? Dar uma pausa nesse turbilhão de ideias é importante para evitar o esgotamento e problemas mais graves, como a Síndrome de Burnout.

Separamos dicas de exercícios para relaxar a mente (me conte se gostou?)


Colocar a cabeça em um nível abaixo do coração


Sentar-se com as pernas dobradas e posicionar a cabeça entre os joelhos, de modo que ela fique em um nível abaixo do coração, também ajuda a relaxar a mente. Outra maneira de realizar esse exercício é de pé, descendo o tronco e esticando os braços em direção ao chão. Fique na posição escolhida por um ou dois minutos e verá como irá se sentir melhor e mais relaxado.





Conectar-se com a respiração


Pessoas que estão ansiosas e estressadas tendem a respirar de modo ofegante, aumentando a resposta ao estresse no corpo. Uma ótima forma de vencer isso é através dos exercícios de respiração que, além de ajudarem a tirar o foco das preocupações, oxigenam o cérebro de maneira mais eficaz, promovendo o relaxamento. Uma opção bastante simples é o exercício 4-2-6, que consiste em inspirar o ar por 4 segundos, segurá-lo durante 2 e expirar por 6. Faça isso por cerca de três minutos.




Relaxamento muscular progressivo


O exercício de relaxamento progressivo consiste em tensionar e relaxar os músculos de cada parte do corpo, separadamente. Caso não tenha tempo para realizar o processo em todas as partes, concentre-se nas que são mais importantes para liberar o estresse, que são: ombros, braços, pescoço e cabeça.


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