Buscar
  • Tatiane de Lima

Como avaliar colaboradores em tempos de pandemia?




Na última semana fui surpreendida com a pergunta: se eu não estou contratando nesse momento, por que devo avaliar candidatos e colaboradores nessa crise toda?

Eu compreendo o esforço e o desgaste emocional das equipes de RH. O momento está bem difícil para esses profissionais, eu sei. Em meio a tantas legislações e pedidos de ações rápidas, não está sendo possível parar para pensar. Mas acontece que a avaliação não serve apenas para contratar, ela é um ponto chave também para embasar decisões em qualquer circunstância!


A avaliação nos auxilia a compreender quem é o profissional que está conosco. Então, antes de designar o colaborador para vir trabalhar em meio à pandemia, devo verificar, por exemplo, se ele está no grupo de risco e se está apto para lidar com a pressão de estar em contato com outras pessoas. O momento também é super oportuno para avaliarmos os gestores, como detalho melhor a seguir:


Confira o que esperar de nossas lideranças em meio à COVID-19:


Inteligência emocional - Consegue ter clareza que é um momento difícil e controla suas emoções de forma mais adaptativa possível, ou seja, não exagera e também não omite informações. Organiza pensamentos e tem práticas de empatia, gerando segurança em sua equipe.


Lidera com foco em inovação - Apresenta as atividades a serem realizadas de forma definida e organizada. Foca em detalhes e consegue deixar a rotina mais leve.


Influência positiva - Denota facilidade em expressar suas opiniões, permitindo que os demais também compartilhem suas ideias. Ao final, oferece feedback de respeito às diferentes opiniões.


Inova e transforma - É capaz de ser agente de mudança, sempre informado e buscando adquirir conhecimentos para apresentar novas soluções.


Encanta e gera valor - Consegue estabelecer relacionamentos seguros e toma decisões baseadas em respeito e ética.


Conecta pessoas e ideias - Valoriza a ideia de que as pessoas são importantes para o resultado. Compreende que juntos é mais fácil superar os desafios.

Todas essas características são passíveis de serem medidas por meio de testes psicológicos. Nesse momento, é imprescindível identificar na sua equipe líderes que possuem essas habilidades!


Entre em contato com a ASSERT.E para saber mais sobre soluções e avaliações psicológicas para esse momento.


ASSERT.E Assessoria em Gestão de Pessoas

Tatiane de Lima

Psicóloga e Especialista em Gestão de Pessoas (54) 9.91603392

Avenida Rio Branco, 5247 - Bairro Ana Rech - Caxias do Sul.


53 visualizações

Siga-nos nas redes sociais!

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Icon