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  • Tatiane de Lima

Cultura saudável: veja razões para investir em um clima positivo na sua empresa na pandemia



Você sabe por que é importante que sua empresa tenha uma cultura organizacional saudável em meio ao corona vírus? Vamos te explicar, na prática, porque o trabalho interno de valores e princípios da companhia é tão importante – e como isso acaba impactando positivamente em vendas, e claro: lucro! Sentir-se seguro e confortável no trabalho em meio a uma pandemia é essencial para que qualquer trabalhador desempenhe um rendimento exemplar. Neste momento, como podemos garantir essa sensação? Cada companhia está tomando medidas individuais, é claro, mas é bom lembrar que alguns itens são fundamentais: dispor álcool gel para as equipes e manter o ambiente ventilado (se possível, dispensar o uso de ar-condicionado). Algumas empresas que não podem adotar o home office para 100% da equipe têm evitado reuniões com mais de cinco pessoas e praticado horários de almoço escalonados (quando há refeitórios). Em alguns casos, há o controle da temperatura toda vez que um funcionário entra nas dependências da empresa.  Ao tomar medidas internas de preocupação com a saúde dos trabalhadores, a companhia mostra que se importa com o maior patrimônio que qualquer empresa tem: as pessoas! E como isso pode impactar em vendas? Bom, vamos a um exemplo bastante prático. Duas empresas com franquias em todo o país, ambas do ramo alimentício, deixaram bastante claro os resultados de quem verdadeiramente se importa com pessoas. Em uma destas marcas (Madero), o proprietário se exibiu nas redes sociais manifestando-se contra o isolamento social e qualquer medida que, ao coibir a disseminação do vírus, poderia impactar no seu negócio. O resultado? De acordo com pesquisas divulgadas por agências de marketing, o número de menções da marca disparou consideravelmente na internet. Do total, 63% foram menções negativas: será mesmo que o público vai gostar de uma empresa cuja imagem está vinculada ao fato de somente vender lanches? A demissão conjunta de mais de 600 funcionários fez o índice de popularidade negativa aumentar em até 67%. Por outro lado, outra grande companhia do ramo alimentício (Outback) decidiu autorizar sua equipe a doar ovos de páscoa já fabricados para pequenos mercados revenderem. No lugar de descartar a produção, a atitude promoveu uma integração exemplar entre a equipe da empresa com os proprietários destes pequenos negócios, possibilitou geração de renda e aumentou a sensação de pertencimento aos funcionários desta marca: quem não sente orgulho em saber que a empresa em que está trabalhando se importa com a sociedade? O resultado, na internet, foi gigantesco: o número de menções cresceu e 74% da repercussão foi positiva. Rentabilidade e sustentabilidade financeira são essenciais para manter as portas abertas de qualquer negócio, mas todas as marcas exercem função social importante. Sendo assim, o impacto de cada decisão interna ou externa, que esteja alinhada com a preocupação social, repercute lá fora e pode devolver para qualquer empresa um resultado financeiro expressivo. Por isso, veja quatro dicas práticas de como exibir um ambiente organizacional saudável em meio a atitudes sociais importante:

1 Preocupe-se com a saúde de sua equipe: disponibilize itens de segurança e converse com seus colaboradores para saber se estão confortáveis neste ambiente. Esteja aberto para sugestões!

2 Tenha ideias que contribuam com seu papel social: pense como você quer atrelar sua marca neste momento na sociedade. Há algo que, com pouco investimento financeiro, você pode lançar para ajudar alguém? Inicie pelos seus trabalhadores.

3 Não demita funcionários sem estudo e cautela: gestão de recursos humanos é um setor fundamental neste momento. Não tome decisões premeditadas e sem conteúdo: afinal, além de você se preocupar com a vida dos seus funcionários, lembre-se que demissões e novas contratações também exigem investimento financeiro e de tempo;

4  Preocupe-se com a saúde mental de sua equipe! Se você está com medo de passar por esse momento, tenha certeza que sua equipe sente o mesmo. Tenha transparência, mantenha a calma ao comunicar decisões e não dissemine o medo. Também é uma atitude exemplar disponibilizar atendimento psicológico para quem está mais afetado em meio à pandemia.

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